Consciência fonológica e a sua importância na leitura e escrita
É o “conhecimento que
permite reconhecer e analisar, de forma consciente, as unidades de som de uma
determinada língua, assim como as regras de distribuição e sequência do sistema
de sons dessa língua.”Em contraste com as atividades de falar e de ouvir falar,
a consciência fonológica implica a capacidade de espontaneamente prestar
atenção aos sons da fala e não ao significado do enunciado”. (Sim-Sim., 1998,
pp.225)
A linguagem falada pode
ser dividida em várias unidades, isto é, que as frases podem ser divididas em
palavras, de que as palavras se decompõem em silabas e as silabas em fonemas.
As crianças começam a ter capacidades na realização de tarefas mais simples
como a segmentação frásica e silábica, sendo que esta capacidade vai evoluindo abrangendo
as capacidades de reflexão (constatar e comparar, ex. identificação de sílabas
iguais, rimas) e de manipular (omitir e transpor sílabas e fonemas).
Desenvolvimento da Consciência fonológica
Dos 3 aos 4 anos, a crianças
segmentam palavras em sílabas (2/3 silabas), identificam rimas e alterações;
Aos 4 anos, as crianças
realizam segmentam palavras maiores e frases;
Aos 5 anos, as crianças
realizam omissão e manipulação de sílabas e começam a ter noção do fonema;
Aos 6 anos, as crianças
são capazes de realizar a maioria das atividades, embora ainda tenham algumas
dificuldades ao nível da realização de tarefas fonêmicas.
Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e escrita
O código do português
utiliza o princípio alfabético da escrita, isto é, estabelece-se uma
correspondência entre as unidades mínimas da fala (fonema) e os grafemas
(letras), portanto baseia-se na relação fonema/ grafema, a qual se estabelece
através da reflexão dos sons da fala e a sua relação com os grafemas, o que,
por sua vez, requer o acesso à CF. (Alves e Freitas, 2007)
A escrita implica uma
reflexão consciente sobre as características da escrita, dos grafemas e dos
fonemas.
O desenvolvimento da
consciência fonológica encontra-se intimamente relacionado com a aprendizagem
da leitura e da escrita, por isso é necessário promover esta competências até à
entrada no 1º ciclo, para prevenir dificuldades futuras no processo de aprendizagem
da associação grafema-fonema (leitura) e fonema-grafema (escrita) (Sim-Sim,
1998).
Por isso é de extrema
importância que os pais e educadores de infância estimulem esta competência de
forma a prevenir dificuldades na posterior aprendizagem da leitura e escrita.
Também é importante estarem atentos a dificuldades apresentadas pelas crianças,
especialmente se além das dificuldades ao nível da consciência fonológica ainda se verificarem alterações na produção
de sons (alterações articulatórias), pois estas crianças terão maior
probabilidade de futuramente apresentarem dificuldades de leitura e escrita.
Sinais de alerta
Idade pré-escolar
Fala tardia;
Dificuldades em memorizar
canções, histórias, rimas...;
Alterações articulatórias;
1º ano de escolaridade
Dificuldades em realizar
segmentação silábica e fonêmica;
Dificuldade em discriminar
sons parecidos (k/g, v/f, j/ch...)
Dificuldade em adquirir o
sistema alfabético (som-letra);
Erros na leitura e escrita
de sons semelhantes;
Fonte: http://terapeutadafala-porto.blogspot.com.br/2014/01/consciencia-fonologica-e-sua.html?spref=fb
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