Ensino Domiciliar - Módulo 1
O que é Ensino Domiciliar?
Bem como o próprio nome diz é um
ensino feito na residência do aluno, seja administrado por um professor particular
ou os próprios pais.
Com que objetivo?
Pode ser
com objetivo de um reforço escolar ou a preparação para um futuro (quando os
pais pretendem sair do país e tem consciência que o Brasil está muito abaixo no
ranking mundial de educação), ainda existem aqueles pais que o fazem no
interesse de dar ao filho outra experiência de ensino. Talvez o filho tenha uma
deficiência e os pais não acreditam na inclusão escolar ou porque a escola não oferece
um ambiente seguro, ou porque a escola não esta explorando o potencial caso a
criança seja super dotado.
Bem as
razões são diversas, então seja para complementar ou substituir o Ensino Domiciliar é uma realidade.
Mas como é administrada estas aulas? Será
que é possível se aprender fora da sala de aula convencional onde existe um
professor e mais de 30 alunos?
Bem
estive lendo uma postagem que achei bastante esclarecedora e gostaria de
convidar a todos os interessados no assunto a fazer esta magnífica leitura.
Sala de
aula invertida para uma aprendizagem invertida
Ilustração produzida
com elementos do Freepik.com
As práticas de sala de aula
invertida consistem em oferecer aos alunos textos, vídeos ou conteúdo adicional
para estudo fora da sala de aula. Neste caso o tempo em classe não implica
necessariamente uma mudança na dinâmica da aula, portanto, pode ou não efetivar
a aprendizagem invertida.
Esta proposta pode ser aplicada
em diferentes contextos. Mesmo nos países onde a desigualdade é evidente e a
sociedade é carente de recursos básicos, o professor criativo pode muito bem
superar esses impedimentos com a prática da sala de aula invertida.
Alguns
alunos podem preferir as abordagens tradicionais, mas é uma boa alternativa
para um mundo globalizado em que o uso da tecnologia e da comunicação aplicados
à educação é cada vez maior.
Até bem pouco tempo atrás, quem
poderia imaginar que até mesmo as pessoas com menos recursos financeiros
poderiam ter acesso fácil a um telefone celular com diversos aplicativos,
alguns deles importantes recursos pedagógicos que podem ser utilizados de forma
proveitosa pelos professores?
A sala de aula invertida está
sendo vivenciada por diversas instituições em turmas que vão do jardim da
infância até a universidade. No caso das escolas públicas, mais carentes de
recursos, o que entra em cena é a iniciativa do professor, assim como sua
formação continuada que o ajuda a ser mais conectado com essa prática
pedagógica. Espera-se que, conforme as tecnologias e o acesso à internet de
banda larga se tornem mais acessíveis, ocorra um aumento da integração de
tecnologias com os processos de aprendizagem e, consequentemente, cresça o
interesse no desenvolvimento desse modelo específico de aprendizagem.
Por que usar o modelo de Sala de Aula Invertida?
Em cenários mais flexíveis, a
exemplo da Sala de Aula Invertida, os alunos podem escolher quando e onde
aprender. Isso também torna mais flexíveis as suas expectativas sobre o ritmo
da aprendizagem. Já para os professores essa flexibilidade permite que o caos
em sala de aula possa ser visto como um cenário de estímulo à produção de
ideias. Estabelecem-se avaliações mais pertinentes que medem a compreensão do
conteúdo de uma forma mais significativa tanto para professores como para os
alunos.
Cultura de aprendizagem
Percebe-se uma mudança na
aprendizagem quando se compara uma aula centrada na figura do professor com
outra aula centrada no estudante. Na sala de aula invertida o tempo em classe é
utilizado para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais
enriquecedoras e maximizar as interações face a face. Tudo com o objetivo de
garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.
Conteúdo intencional
Para um design instrucional
eficiente é necessário que o professor se faça a seguinte pergunta: que tipo de
conteúdo pode ser ensinado em sala de aula e que materiais podem ser
disponibilizados para que os alunos possam iniciar eles próprios a
investigação? Responder a essa questão é importante para desenvolver
estratégias ou métodos de aprendizagem de acordo com o nível escolar e a
disciplina, como aprendizagem baseada em problemas, mastery learning ou o
método socrático, por exemplo.
Professor qualificado
Na sala de aula invertida
professores qualificados são mais importantes do que nunca. São eles que devem
definir o conteúdo, as instruções e traçar as estratégias de interação face a
face. Durante a aula, devem observar e dar feedback, além de avaliar
continuamente o trabalho do aluno.
As tecnologias de hoje estão
redefinindo as aulas de amanhã. A educação online está ajudando nessa
transformação já que países e organizações estão cada vez mais se aproximando
desse modelo de ensino.
Na medida em que mais estudantes têm acesso a
computadores e dispositivos móveis conectados à internet, mais oportunidades
educativas e interativas se abrem para professores e alunos.
Como, por exemplo,
fóruns, chats, museus e laboratórios virtuais que favorecem as práticas de sala
de aula invertida; estes últimos ampliando o acesso à educação superior de
qualidade por um custo muito baixo ou mesmo nulo.
Também na educação superior o
modelo de sala de aula invertida começa a ser muito popular devido à forma como
propõe uma reorganização da instrução aluno a aluno, bem como gerencia de forma
mais eficiente o tempo em sala de aula.
Texto De Roberto
Flores Lacorte, Toluca México. Iberciencia. Comunidad De
Educadores Para La Cultura Científica.
Tradução Livre Da Sala De Notícias Do Simpósio Hipertexto: Karla Vidal E
Augusto Noronha
No módulo 2 vamos falar sobre como montar a sala de aula.