Lar é onde se tem amor - Conheça a Iurta



O que é macio e redondo e mantém você aquecido no inverno, mas fresco no ve­rão? Para povos nômades de algumas partes da Ásia Central, a resposta é uma iurta. Das estepes da Mongólia e do Cazaquistão até as montanhas e vales do Quirguistão, houve uma época em que essas casas tradicionais eram muito comuns.
A iurta é uma espécie de tenda circular com esteiras decorativas que revestem as paredes. Suas camadas externas são de feltro feito de lã de ovelha. Embora seja leve e fácil de montar, a iurta é resistente e confortável durante o ca­lor do verão e o frio do inverno. Os quirguizes a chamam de casa cinza; os cazaques, de casa de feltro; e os mongóis usam o nome ger, que significa "lar".

Ideal para a vida nômade
O estilo de vida nômade ainda existe em al­gumas áreas rurais de países como Cazaquis­tão, Quirguistão e Mongólia. Algumas pessoas fazem propaganda da iur­ta, dizendo que ela é prática e agride menos a natureza. Recentemente, ela tem sido vista em países ocidentais. No entanto, a maioria das iurtas modernas é bem diferente dos modelos antigos. Materiais de alta tecnologia são usa­dos em sua confecção, e elas costumam ser construídas para ser estruturas mais perma­nentes.
Embora não se saiba ao certo qual é a ori­gem da iurta, seu valor é indiscutível. A iurta continua arraigada no modo de vida nômade da Ásia Central e dá evidência da criatividade de pessoas resistentes e adaptáveis.

Fonte: Despertai! Setembro de 2010



Postagens mais visitadas