Quanto vale a vida?
Toda a discussão sobre o valor da biodiversidade parece indicar que devemos preocupar-nos com outras formas de vida apenas enquanto essas servirem às nossas necessidades. Mas alguns acham que essa ideia revela falta de visão. O paleontólogo Niles Eldredge menciona o valor inerente da vida: "Nós, humanos, também valorizamos a vida ao nosso redor - espécies bonitas e atraentes, lugares selvagens, maravilhosos e intocados - por seu valor intríseco. Algo dentro de nós percebe que estamos ligados ao mundo natural, que nos sentimos em paz e temos prazer de estar em contato com ele sempre que possível".
Um surto de extinções
A que ritmo as espécies estão desaparecendo? A resposta é muito imprecisa. Os cientistas não conhecem a maior parte do que está se perdendo. Primeiro, eles têm de determinar quantas espécies existem.
Para que precisamos de tantas espécies?
Precisamos nos preocupar tanto assim com a diminuição da biodiversidade? Necessitamos mesmo de uma variedade tão grande de espécies? Muitos especialistas respeitados insistem em responder que sim! A riqueza de espécies na Terra fornece alimentos, substâncias químicas úteis e muitos outros produtos e serviços aos humanos. Por exemplo, calcula-se que 120 ou 150 principais remédios vendidos sob prescrição médica nos Estados Unidos tenham componentes naturais.