Casinha Feliz
O Método
Iracema Meireles
O Método
Iracema Meireles é um método que tem como ponto de partida o fonema. Neste
método, as letras aparecem associadas a figuras do universo do aluno. Essas
figuras servem para desencadear um processo de associação que facilita a
descoberta das correspondências grafema-fonema. O aspecto lúdico deste método
cria uma ligação afetiva forte entre alunos e letras, o que torna a
aprendizagem muito rápida. Ao contrário dos outros métodos, este não exige
esforço de memória porque as figuras-fonema funcionam como uma chave para
ajudar na decifração do código da língua escrita.
O Método
Iracema Meireles promove o ensino fônico de maneira contextualizada e lúdica,
acolhendo a fala do aluno e respeitando sua individualidade
O Método
Iracema Meireles valoriza as diferentes manifestações artísticas do nosso país,
trazendo para o processo de alfabetização as histórias, o teatro, a literatura,
a música e as brincadeiras que compõem o nosso acervo cultural.
O Método
Iracema Meireles tem apresentado excelentes resultados também na alfabetização
de pessoas portadoras de dislexia e de deficiência auditiva, visual ou mental.
Uma equipe
de professores, distribuídos por todo o Brasil, organiza cursos e oferece
suporte às atividades de pedagógicas.
Uma
concepção fônica do ensino da leitura
A concepção
fônica do ensino da leitura leva o aprendiz a identificar e a manipular os sons
elementares (fonemas) que formam as palavras faladas do idioma. Considera
indispensável ensinar de forma explícita a relação entre estes sons elementares
e as letras ou grupos de letras do alfabeto (grafemas). Leva a entender que as
palavras escritas são sequências de letras do alfabeto que correspondem a
combinações de sons elementares que formam as palavras faladas. Aplica
estratégias para desenvolver a compreensão das palavras, frases e textos lidos,
estimulando em paralelo, com as mesmas premissas, as habilidades da escrita.
Os
trabalhos de Stanovich, K. E. (1993 e 1994) (1) e de Adams, M.J., (1990)(2),
orientaram uma ponderável parcela de pesquisadores e de países na direção da
concepção fônica do ensino da leitura. Estes pesquisadores definiram a
habilidade de identificar e manipular os sons do idioma e os fonemas em
particular - consciência fonológica e consciência fonêmica - e mostraram que esta
habilidade é o fator isolado que melhor permite prever o sucesso na
alfabetização. Teóricos de diversos países - nos Estados Unidos, na Inglaterra,
na França e no Canadá, notadamente - confirmaram e aprofundaram estas
constatações, recomendando esta forma de ensino como sendo, de todas, a mais
eficaz.
A concepção
fônica do ensino da leitura é uma recomendação de governo em Portugal, França,
Chile, Itália, Inglaterra e Estados Unidos e um padrão de fato em Cuba, Israel,
Canadá, Bélgica e Alemanha.
Fonte:http://www.acasinhafeliz.com.br/indexFrameset.htm