Casinha Feliz




O Método Iracema Meireles

O Método Iracema Meireles é um método que tem como ponto de partida o fonema. Neste método, as letras aparecem associadas a figuras do universo do aluno. Essas figuras servem para desencadear um processo de associação que facilita a descoberta das correspondências grafema-fonema. O aspecto lúdico deste método cria uma ligação afetiva forte entre alunos e letras, o que torna a aprendizagem muito rápida. Ao contrário dos outros métodos, este não exige esforço de memória porque as figuras-fonema funcionam como uma chave para ajudar na decifração do código da língua escrita.

O Método Iracema Meireles promove o ensino fônico de maneira contextualizada e lúdica, acolhendo a fala do aluno e respeitando sua individualidade



O Método Iracema Meireles valoriza as diferentes manifestações artísticas do nosso país, trazendo para o processo de alfabetização as histórias, o teatro, a literatura, a música e as brincadeiras que compõem o nosso acervo cultural.

O Método Iracema Meireles tem apresentado excelentes resultados também na alfabetização de pessoas portadoras de dislexia e de deficiência auditiva, visual ou mental.

Uma equipe de professores, distribuídos por todo o Brasil, organiza cursos e oferece suporte às atividades de pedagógicas.




Uma concepção fônica do ensino da leitura


A concepção fônica do ensino da leitura leva o aprendiz a identificar e a manipular os sons elementares (fonemas) que formam as palavras faladas do idioma. Considera indispensável ensinar de forma explícita a relação entre estes sons elementares e as letras ou grupos de letras do alfabeto (grafemas). Leva a entender que as palavras escritas são sequências de letras do alfabeto que correspondem a combinações de sons elementares que formam as palavras faladas. Aplica estratégias para desenvolver a compreensão das palavras, frases e textos lidos, estimulando em paralelo, com as mesmas premissas, as habilidades da escrita.

Os trabalhos de Stanovich, K. E. (1993 e 1994) (1) e de Adams, M.J., (1990)(2), orientaram uma ponderável parcela de pesquisadores e de países na direção da concepção fônica do ensino da leitura. Estes pesquisadores definiram a habilidade de identificar e manipular os sons do idioma e os fonemas em particular - consciência fonológica e consciência fonêmica - e mostraram que esta habilidade é o fator isolado que melhor permite prever o sucesso na alfabetização. Teóricos de diversos países - nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França e no Canadá, notadamente - confirmaram e aprofundaram estas constatações, recomendando esta forma de ensino como sendo, de todas, a mais eficaz.


A concepção fônica do ensino da leitura é uma recomendação de governo em Portugal, França, Chile, Itália, Inglaterra e Estados Unidos e um padrão de fato em Cuba, Israel, Canadá, Bélgica e Alemanha.
Fonte:http://www.acasinhafeliz.com.br/indexFrameset.htm


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