O que precisa mudar na educação do Brasil?
Cabe
a nós, pesquisadores e educadores, iniciar um esforço cooperativo intensivo de
análise comparativa das práticas nacionais e internacionais, bem como de avaliação,
intervenção e pesquisa para buscar explicações claras e soluções efetivas para
o problema. Precisamos descobrir por que os desempenhos dos alunos têm piorado
de modo tão sistemático e marcante. E, sobretudo, descobrir soluções claras e eficazes,
capazes de reverter esse quadro alarmante, e empreendê-las de modo decisivo,
sistemático, lúcido e corajoso.
Precisamos analisar a fundo o que ocorre hoje na
educação brasileira e comparar com o que ocorre nos países mais avançados do mundo,
tendo sempre em mente os problemas que podemos corrigir e os erros que podemos
evitar, de modo a dar às nossas crianças um ensino de melhor qualidade, capaz
de torná-las mais competentes.
Como
educadores, precisamos resistir fortemente à tentação de buscar, fora do âmbito
da educação,
justificativas fáceis e cômodas para o fracasso educacional. É evidente que as condições
sociais e econômicas adversas da população brasileira afetam o desempenho de nossas
crianças. Mas, como educadores, temos a atribuição e
o
dever de procurar fazer o melhor com o que temos, e de buscar soluções educacionais
para o fracasso
escolar, soluções baseadas em pesquisa de pedagogia experimental, de modo a
descobrir como melhor ensinar nossas crianças, tenham elas os problemas e as
dificuldades que tiverem.
A grandeza da Educação emana precisamente
de sua capacidade de responder, à altura, ao desafio de
promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos,
a despeito das mais adversas e limitadoras circunstâncias. Frente a uma
dificuldade de aprendizagem, educadores de estatura (como uma Anne
Sullivan, por exemplo) jamais pensariam em atribuir o fracasso momentâneo de
seus educandos (seja a notável Helen Keller ou o anônimo Zezinho) a limitações
imanentes ou circunstanciais desses educandos (como cegueira-surdez
ou pobreza), mas sim à falta de um método apropriado para ajudá-los a aprender
e a desenvolver-se, apesar dessas limitações.
Boa parte do esforço do
verdadeiro educador diz respeito à busca de um método apropriado
para ajudar eficazmente seus educandos no desafio da
aprendizagem e do desenvolvimento. Embora essa busca possa ser bem
sucedida pela inspiração e dedicação especiais do educador, não há dúvida de
que ela pode
ser facilitada e enriquecida pela leitura das experiências de educadores de
sucesso e de experimentos bem sucedidos que indicam caminhos que
funcionam.
Fonte:
Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla "Alfabetização: Método fônico"
Fonte:
Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla "Alfabetização: Método fônico"