Disortografia
A disortográfica pode ser definida como o
conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou
grafia. A disortográfica é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a
linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras
gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais
banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras
correntes ou na correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito,
(omissões, adições, substituições, etc.).
Sinais indicadores:
·
Substituição de letras semelhantes.
·
Omissões e adições, inversões e rotações.
·
Uniões e separações.
·
Omissão - adição de “h“.
·
Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
·
Substituição de “r“ por “rr“.
Problemas
associados:
Perceptivos:
·
Deficiência na percepção e na memória visual
auditiva
·
Deficiência a nível espácio-temporal (correta
orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e
adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.
Linguístico:
·
Problemas de linguagem – dificuldades na
articulação
·
Deficiente conhecimento e utilização do
vocabulário
Afetivo-emocional:
Baixo nível de motivação
Pedagógicas:
·
Método de ensino não adequado, (utiliza
frequentemente o ditado, não se ajusta às necessidades diferenciais e
individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).
O que pode fazer:
·
Encorajar as tentativas de escrita da criança,
mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.
·
Incitar a criança a elaborar os seus próprios
postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.
·
Chamar a atenção da criança para as situações
diárias em que é necessária a utilização da escrita.
·
Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma
carta.
·
Não valorize demasiado os erros ortográficos da
criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas
vezes.
·
Não corrija simplesmente os seus erros mas tente
antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que
podemos usar para fazer esse som?").
·
Recorra a livros de atividades que existem no
mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.
·
Não sobrecarregue, contudo, a criança com
trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades acadêmicas
como desagradáveis. Também é preciso brincar.