Disortografia



A disortográfica pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. A disortográfica é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).

Sinais indicadores:
·        Substituição de letras semelhantes.
·        Omissões e adições, inversões e rotações.
·        Uniões e separações.
·        Omissão - adição de “h“.
·        Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
·        Substituição de “r“ por “rr“.



Problemas associados:

Perceptivos:
·        Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
·        Deficiência a nível espácio-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.


Linguístico:
·        Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
·        Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário

Afetivo-emocional:
      Baixo nível de motivação

Pedagógicas:
·        Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta às necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).


O que pode fazer:
·        Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.

·        Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.

·        Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita.

·        Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.

·        Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.

·        Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").

·        Recorra a livros de atividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.

·        Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades acadêmicas como desagradáveis. Também é preciso brincar.



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